Viarco | Morphe
21516
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21516,qode-listing-1.0,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-14.5,qode-theme-bridge,bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

FERRAMENTAS DE DESENHO

Normalmente a ideia que temos sobre uma ferramenta é que esta nos ajuda a cumprir com uma função, que nos facilita uma tarefa.

O colectivo Morphe, constituído por alunos de mestrado em design na ESAD das Caldas da Rainha, coloca-nos a questão:

“… E SE A FERRAMENTA DIFICULTAR OU IMPEDIR A TAREFA? DEIXARÁ ESTA DE TER FUNÇÃO?”

Corp é o conjunto de ferramentas propostos pelos designers Ana Vala, Davide Mateus e João Timóteo, resultado de uma pesquisa sobre a forma como desenhamos, materializando conceitos que relacionam a mão e o gesto na procura de abordagens alternativas para o desenho.

UNA, DUPLA e NORA são objecto de uma residência criativa promovida em conjunto pela Viarco e a Oliva Creative Factory.

  • Esta ferramenta produz movimentos e resultados imprevisíveis, a partir de um lápis convencional que se junta a esta prótese flexível. Esta flexibilidade e ao mesmo tempo elasticidade, fazem, do acto de desenhar um exercício desafiante na busca da dominação da ferramenta.

  • É como uma articulação entre dois lápis, que passam a desenhar em paralelo através de um sistema de mola, que afasta e aproxima os lápis, e, ao mesmo tempo que desenhamos somos coreógrafos de uma dança.

  • Nesta ferramenta engenhosa o movimento é gerado a partir de um centro, produzindo dois tipos de mancha ao mesmo tempo. Uma mancha mais carregada que marca o eixo central, e uma segunda mancha mais ligeira que vai descrevendo a circunferência em volta deste mesmo centro.

alpha-banner-footer