Viarco Express VIARCO EXPRESS
inícioprojectoColecçãoviarcomaus hábitosmuseu da presidênciaexposição
 

O início do projecto
Sobre a Viarco
Cronologia
O lápis exquisito
  Em 2005, quando a Viarco se cruzou pela primeira vez com o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, estávamos longe de imaginar que seria possível estabelecer uma relação tão íntima e proveitosa entre instituições, aparentemente tão diferentes e distantes entre si. Nessa altura, programávamos a comemoração dos 70 anos do registo da marca Viarco em Portugal, e procurávamos apoio para o desenvolvimento de alguns projectos internos de âmbito cultural, com os quais pretendíamos assinalar a data. Foi neste contexto, e por intermédio de um amigo comum, que organizamos uma visita à Viarco, em São João da Madeira.

Percorrer as instalações da empresa constitui, seguramente, um momento ao qual ninguém fica indiferente: o mundo dos lápis está envolto em fantasia, imaginação, memórias marcantes e muitos afectos, é um local repleto de surpresas e propício a encontros improváveis. É neste ambiente que Isaque Pinheiro – num clique inspirado, daqueles que só os artistas são capazes –, lança um despreocupado “E se…?!”.

Nascia a ideia do projecto Viarco Express, um lápis que viaja de mão em mão, sem rumo definido, e que traça uma linha de relacionamentos durante o seu percurso. O ponto de partida para uma longa e intensa colaboração entre a comunidade artística portuguesa e a indústria, na criação de um projecto que inicia agora um novo ciclo, com a parceria do Museu da Presidência da República.

Tal como os lápis fabricados – num total de dez –, o projecto em si também seguiu o seu próprio rumo, sofrendo desvios de trajectória imprevisíveis e mutações diversas, o que não mais se constituiu como o tempo necessário para maturar e aprofundar relações.

O Viarco Express é um exemplo dos benefícios que podem ser gerados quando a indústria e as artes
colaboram activamente. Juntos podem acrescentar valor às suas actividades e gerar mais valias das quais todos usufruímos. É a criatividade ao serviço da indústria, e a indústria ao serviço da criatividade, num intercâmbio que talvez nos indique um rumo para novos tempos.

Agradecer é tudo quanto nos resta fazer. Aos Maus Hábitos, aos Artistas, ao Museu da Presidência da República e a todos aqueles que ao longo deste trajecto colaboraram, influenciaram e possibilitaram a existência do Viarco Express. Muito obrigado!
 


 


 
 
  © Todos os direitos reservados
Contactos | Ficha técnica | Mapa do site